Infância e juventude
* Ainda menino, Hitler estudou na abadia de Lambach, cidade em que morava, e queria ser sacerdote. Lá, além de ter participado do coral dos meninos beneditinos, teve o primeiro contato com a suástica, que mais tarde passou a ser o símbolo do nazismo. O desenho teria sido trazido pelo abade Teodorich Hagen. Ele ordenou que todas as paredes, mesas e objetos de culto da abadia tivessem o símbolo esculpido.
* Durante o tempo que ficou em Lambach, Hitler teve contato com o padre Adolf Joseph Lanz. Louro e de olhos azuis, Lanz fundou o jornal Ostara, do qual Hitler era assíduo leitor. Na publicação, o padre defendia a superioridade dos arianos em relação aos povos de outras etnias.
* Aos 12 anos, Adolf Hitler, canhoto, decidiu ser pintor. Quando se inscreveu na escola de Belas Artes de Viena, ouviu que tinha mais talento para a arquitetura. Ele não foi aceito pela academia por não ter terminado os estudos secundários.
* Aos 9 anos, Hitler foi pego fumando escondido por um padre da abadia. Ele também teria tomado um porre com colegas de escola em comemoração depois de uma prova. Quando adulto, Hitler se tornou vegetariano e contrário ao consumo de álcool e cigarro.
* Hitler era fã dos romances do alemão Karl May. O autor escrevia as aventuras de Old Shatterhand. Hitler leu cerca de setenta livros sobre o herói.
* Hitler mudou de cidade várias vezes para escapar do serviço militar austríaco. Nessa época, ele ganhava a vida pintando cartazes e cartões-postais. Mas ele quis lutar pelo Exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, durante uma batalha contra ingleses, Hitler quase ficou cego ao ser atingido por uma bomba de gás. Em 1916, quando foi ferido pela primeira vez, ele foi condecorado com a Cruz de Ferro de Primeira Classe pelo bravo desempenho nas frentes de batalha.